ARTIGOS 2025
1. O Epersol 2025 disponibilizará os artigos científicos aprovados no site https://www.epersol.com.br/, os quais deverão ser inéditos, isto é, não tenham sido apresentados e/ou publicados em evento ou em algum tipo de mídia.
1.1. Os artigos deverão ser resultantes de estudos técnicos ou científicos, relatos de tecnologias, revisões bibliográficas (bibliométricas, cientométricas, infométricas, estudos sistemáticos), análises críticas documentais (legislação) ou vivências técnico- científicas, oriundos de pesquisas e de atividades extensionistas em andamento ou finalizadas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado ou teses de doutorado, além de estudos sobre o “estado da arte” no campo dos resíduos sólidos, relativos a um dos eixos temáticos.
1.2. As referências dos artigos deverão ser embasadas em pelo menos 10 (dez) artigos científicos advindos de revistas científicas, publicados a partir de 2020 e refletindo o “estado da arte” e as inovações setoriais; bem como de no mínimo 06 (seis) artigos publicados nos e-books do Epersol das edições anteriores, disponíveis no site https://www.epersol.com.br/.
1.3. Os artigos submetidos deverão abordar, de maneira direta ou indireta, sobre o tema focal do evento: Mudanças climáticas e a gestão dos resíduos sólidos, focando um dos eixos temáticos:
a) Políticas públicas e legislação ambiental
b) Gestão sustentável dos resíduos sólidos
c) Educação para a sustentabilidade
d) Responsabilidade socioambiental
e) Tecnologias limpas e inovadoras
f) Poluição e degradação ambiental
1.4. O recebimento e a análise dos artigos seguirão o cronograma abaixo:
1ª Chamada
Data limite para o recebimento de artigos = 10/06/2025
Divulgação do aceite para o Epersol 2025 = 15/06/2025
Epersol 2025 = 20 a 21/08/2025
Publicação do ebook = 15/01/2026
2ª Chamada
Data limite para o recebimento de artigos = 13/07/2025
Divulgação do aceite para o Epersol 2025 = 15/07/2025
Epersol 2025 = 20 a 21/08/2025
Publicação do ebook = 15/01/2026
1.5. Será aceito apenas 1 (um) artigo por inscrição. Cada artigo deverá conter até 4 (quatro) autores, sendo pelo menos 1 com doutorado.
1.6. Os artigos deverão ser formatados de acordo com o modelo proposto (Anexo I), conforme as seguintes orientações:
a) Página em A4, margens superior e inferior de 2 cm e margens esquerda e direita 3 cm;
b) Título e subtítulo em caixa alta, negrito, centralizado, tamanho 12, com até 15 palavras;
c) Resumo com 100 a 200 palavras, contendo apresentação da problemática, objetivo, metodologia, resultados e conclusão; padronizados com fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento simples e parágrafo único;
d) 3 a 5 palavras-chave, separada por vírgulas, diferentes do título, fonte Times New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado e espaçamento simples;
e) O corpo do texto com alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre os parágrafos;
f) Os artigos devem possuir entre 10 e 15 páginas contendo: introdução com objetivo, fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências;
g) Citação direta com até 3 linhas, inserir no parágrafo entre aspas; citação direta com mais de 3 linhas, inserir com recuo de 4 cm em parágrafo separado, tamanho 10;
h) Citação no texto, usar sistema autor-data, com citação de até 3 autores. Se o trabalho citado tiver 4 (quatro) ou mais autores, usar o sobrenome do primeiro autor acompanhado de et al. em itálico;
i) Referências ao final do texto, em ordem alfabética, alinhado à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. Citar todos os autores, não usar et al. nas referências;
j) Até 5 elementos gráficos (figuras, tabelas, quadros) incorporados ao texto, com citação entre parênteses (Figura / Tabela / Quadro), legenda centralizada e acima do elemento gráfico. Informar a fonte abaixo do elemento ilustrativo ou se autoria dos autores.
1.7. Os artigos deverão ser enviados em formato DOC via formulário de inscrição, juntamente com o comprovante de pagamento da inscrição.
1.8. Após o envio dos trabalhos, não serão aceitas modificações das autorias.
1.9. Serão desclassificados os artigos que não estiverem de acordo com o modelo proposto (Anexo I) e com as orientações deste Edital, artigos plagiados (Lei nº 9.610/1998), seja total ou parcial, escritos com mais de quatro autores, sem pelo menos um autor com doutorado ou sem inscrição realizada de um dos autores no momento da submissão.
1.10. O Comitê Técnico-Científico, composto por pesquisadores doutores, apreciará os artigos seguindo o método de double blind peer review (revisão dupla sem autores identificados), de acordo com os critérios, sendo os mais bem avaliados receberão Prêmio de Menção Honrosa Epersol 2025.
CRITÉRIOS = nota até
Discussão sobre “Economia regenerativa na gestão dos resíduos sólidos” = 3
Originalidade = 3
Adequação das conclusões aos resultados = 2
Relevância do tema = 1
Encadeamento lógico das ideias = 1
1.11. Em nenhuma hipótese o autor, em sendo do Comitê Técnico-Científico, analisará o seu próprio artigo.
1.12. Os artigos aprovados na versão final serão publicados num e-book com ISBN.
1.13. Das decisões do Comitê Editorial não caberá recurso.
1.14. Os direitos de publicação dos trabalhos serão automaticamente cedidos ao Grupo Gestão Ambiental em Pernambuco – Gampe, à Editora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Edufrpe e ao Instituto Brasileiro Pró-Cidadania para a formulação do e-book e possível publicação impressa, além de download gratuito no site das instituições parceiras, da UFRPE e do Epersol 2025.
1.15. Para dúvidas relativas aos artigos, contactar o seguinte e-mail epersol@procidadania.org.br. Para dúvidas relativas ao evento, contactar o seguinte e- mail eventos@procidadania.org.br.
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1. O Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos - Epersol 2023 disponibilizou os artigos científicos aprovados no site http://www.epersol.com.br , sendo que estes devem ser inéditos, isto é, que não tenham sido apresentados e/ou publicados em evento ou em algum tipo de mídia.
2. Os artigos foram resultantes de estudos técnicos ou científicos, originados de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses, além de estudos do “estado da arte” sobre resíduos sólidos, relativos a um dos eixos temáticos.
3. A fundamentação teórica foi embasada por pelo menos 10 (dez) artigos científicos (publicados em revistas científicas) publicados a partir de 2019, refletindo o “estado da arte” e inovações setoriais, além de pelo menos 10 (dez) artigos publicados nos e-books do Epersol (http://epersol.com,br/e-books) das edições anteriores. Artigos que não seguirem estes preceitos foram rejeitados.
4. Os trabalhos sobre Resíduos Sólidos focaram na discussão do "Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas" relativos aos eixos temáticos:
a) Políticas públicas e legislação ambiental;
b) Gestão integrada de resíduos sólidos;
c) Educação para a sustentabilidade;
d) Responsabilidade socioambiental;
e) Tecnologias limpas e inovadoras;
f) Poluição e degradação ambiental.
5. O recebimento e a análise dos artigos seguiram o cronograma abaixo:
6. Somente foram aceitos 2 artigos por inscrição com até 4 (quatro) autores cada.
7. Os artigos deveriam estar de acordo com o modelo disponibilizado, adotando a seguinte formatação:
8. Os artigos deverão ser enviados em formato .doc até o dia 18 de junho de 2023 (PRORROGADO PARA 31/08/2023) para o e-mail epersol.artigos@gmail.com, juntamente com o comprovante de pagamento da inscrição.
9. Após o envio dos trabalhos, não foram aceitas modificações dos autores.
10. Foram desclassificados os artigos que não estiveram de acordo com o modelo disponibilizado e orientações deste Edital, ou que apresentaram plágios total ou parcial (Lei 9.610/1998), ou que não estiveram com pelo menos um dos autores inscrito no evento no momento de submissão do artigo.
11. O Comitê Técnico-Científica, composto por pesquisadores doutores, autores ou não neste evento, apreciou os artigos seguindo o método de double blind peer review (revisão dupla sem autores identificados), de acordo com os seguintes critérios:
12. Em nenhuma hipótese o autor, em sendo do Comitê Editorial, analisou o seu próprio artigo.
13. A presidência do Comitê Editorial comunicou o resultado da avaliação dos artigos, solicitando ou não correções para os respectivos autores, através de envio de e-mail pessoal ao autor principal, até o dia 03 de julho de 2023.
14. Os artigos aprovados na versão final foram publicados no e-book com ISBN, além de premiação com Menção Honrosa para os 10% dos artigos com maior pontuação dada pelo Comitê Editorial.
15. Das decisões do Comitê Editorial não couberam recurso.
16. Os direitos de publicação dos trabalhos foram automaticamente cedidos ao Grupo Gestão Ambiental em Pernambuco – Gampe e à Editora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Edufrpe para a formulação do e-book e possível publicação impressa, além de download gratuito no site da UFRPE e do Epersol 2023 e outros sites de Instituições de Ensino superior - IES.
18. Em caso de dúvida relativa aos artigos, contatar pelo e-mail epersol.artigos@gmail.com
19. Em caso de dúvida relativa ao evento, contatar pelo e-mail epersol.pe@gmail.com
Os certificados dos artigos premiados estão disponíveis no link abaixo.
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